Ao comemorarmos o 28º aniversário do Movimento Tradicionalista Gaucho do Planalto Central, realizamos o 7º ENATCHÊ e a entrega da Medalha João Cezimbra Jacques e a entrega do troféu à Entidade Destaque deste ano.
A mesa foi composta das seguintes autoridades do tradicionalismo no Planalto Central:
Nesse mês estamos comemorando o 28º aniversário do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central, motivo pelo qual o ENATCHE é realizado sempre nesta época, conforme regulamento, para juntos celebrarmos essa data tão importante. É um momento em que podemos confraternizar com todas as entidades filiadas, que trazem ao evento a alegria das crianças, a entusiasmo dos jovens e adultos e a experiência dos veteranos, e, assim, difundirmos a nossa cultura em todos os cantos do Brasil.
Após o canto do Hino Nacional Brasileiro passamos a solenidade de entrega da Medalha João Cezimbra Jacques.
Medalha João Cezimbra Jacques
A medalha João Cezimbra Jacques foi criada no 12º Congresso Tradicionalista e regulamentada na 11ª Convenção Tradicionalista Gaúcha do MTG-PC.
Atendendo a necessidade de criar dentro do MTG-PC, um título honorífico com a intenção de prestigiar os tradicionalistas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao tradicionalismo gaúcho no Planalto Central, foi então instituída a Medalha João Cezimbra Jacques.
Com essa medalha o MTG-PC reverencia ao insigne personagem da nossa história, precursor e patrono do Movimento Tradicionalista Gaúcho - João Cezimbra Jacques, homem que levou mais além a sua devoção ao pago. Um verdadeiro apaixonado pelo Rio Grande e orgulhoso da sua história. Admirador e profundo conhecedor dos costumes sul-rio-grandenses. Escritor, foi um dos primeiros gaúchos a escrever sobre o problema social e integrou o elenco de intelectuais de nossa primeira Academia de Letras do Rio Grande do Sul, onde ocupou a cadeira de Critica e História.
Serão agraciados (as), anualmente, com a presente honraria, personalidades importantes para o Movimento Tradicionalista Gaúcho e uma instituição
Considerando o alto nível de consciência tradicionalista, a valiosa contribuição e os relevantes serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, neste ano, a Comissão do Mérito Tradicionalista resolveu por bem, indicar para agraciamento da medalha João Cezimbra Jacques as seguintes personalidades tradicionalistas:
Sócio Patrimonial do CTG Querência Goiana desde a Fundação em 1983. Patrão do CTG por 5 mandatos. Realizou em sua propriedade, na Fazenda Aliança, o Primeiro e Segundo Rodeios Crioulos do CTG que já está, neste ano, na 26ª Edição, sendo que continua cedendo os animais utilizados nas provas de laço realizadas. Alguns eventos tradicionais do CTG Querência Goiana tiveram suas primeiras edições na gestão do Sr Nelson, tais como o Primeiro Baile do Chopp, o Sarau de Prendas, Jantar Italiano e a Missa Crioula, que já viraram tradição entre os principais eventos do CTG.
Sócio Fundador do CTG Nova Querência de Buritis-MG, foi Patrão da entidade por 3 gestões consecutivas. E compôs a patronagem em diversos cargos. Foi presidente do conselho fiscal do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central.
Há mais de 3 décadas o Sr Tarcisio presta relevantes serviços ao MTG – PC. É sócio fundador do CTG Sinuelo da Saudade do PAD-DF sempre presente em todos os eventos e com contribuições significativas para com esta entidade, sendo o homenageado na última Semana Farroupilha do CTG Sinuelo da Saudade. Foi patrão no período entre 31 de Março de 1995 e 07 de Setembro de 2001.
Cresceu na comunidade interiorana de Depósito de sua cidade natal. Roni foi criado no campo sempre usando botas e bombacha ajudando seu avô Nicanor Drunn na lida de gado e no cultivo da lavoura. Quando chegava o fim de semana, Roni encilhava sua égua, dirigia-se ao estradão e esperava alguém que iria para os rodeios passar para pegar uma carona; frequentava naquela época o CTG Sinuelo das Coxilhas da 14ª RT do MTG-RS. No ano de 1996 casou-se com Greice Kelli Fontana Klein e no ano de 1997 mudaram-se para o povoado Mimoso do Oeste que só mais tarde se tornaria Luis Eduardo Magalhães, Bahia, cidade a qual ele ajudou a construir. No ano de 2004 teve sua primeira filha Rafaella Fontana Klein seu grande incentivo para voltar a participar do CTG, dessa vez o Sinuelo dos Gerais. No ano de 2013 tornou-se patrão do CTG, e vice-patrão nas gestões de 2014 e 2015 quando teve sua segunda filha Gabriella Fontana Klein. Em 2019 assumiu novamente a patronagem do Sinuelo dos Gerais com o intuito de manter a tradição gaúcha, passar valores e costumes para as gerações que não vivenciaram o belo e rico passado sul-riograndense.
Iniciou as atividades artísticas Gaúchas em 1986 na ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA. Em 1987, ingressou no Grupo de danças Mirim do CTG Galpão de Estância. Em 1990, aos 15 anos, assumiu como ensaiador dos Grupos Mirim e Juvenil B e o Grupo de Projeções Folclóricas Renascer do mesmo CTG. Entre 1992 e 1993 foi instrutor de grupos de danças tradicionais em diversos CTGs do RS, iniciando como avaliador de Festivais de Arte e Tradição
Em 1994, a convite do CTG Tropeiros do Cerrado, mudou-se para Luziânia, Goiás, para ser o professor de danças da entidade. Em 1996, iniciou suas atividades no CTG Nova Querência de Cristalina. Em 1999 iniciou seus trabalhos no CTG Querência de Rio Verde, onde se encontra até hoje. De 2003 até 2005 apresentou o programa de TV Pampa e Cerrado, falando e mostrando a cultura Gaúcha para todo o estado de Goiás na TV Record. Depois, em 2014, voltou à TV com Momento Gaúcho, no programa Sucesso no Campo, e hoje apresenta Culinária de Sucesso no mesmo programa.
De 2014 até 2017 esteve à frente da apresentação do Palco “A” na final do Enart em Santa Cruz, apresentando o evento para o mundo inteiro através da TV Tradição.
Em 2007 e 2008 foi Diretor artístico do MTG PC.
Foi membro da comissão técnica e avaliador de danças representando o MTG PC em diversos eventos como: FENART’s de Cascavel, PR, Ponta Porã, MS, Jataí, GO e de Piratuba, SC, concurso de prendas da CBTG de 2014 entre outros.
Conquistou vários títulos com os CTGs Tropeiros do Cerrado, Nova Querência de Cristalina, Querência de Rio Verde e Querência Goiana, nos eventos do MTG PC. Também foi Bi-campeão da chula Veterana do FEGARP. Além de concursos, participou de shows e eventos em diversas partes do país, além de diversos Festivais Internacionais de Folclore.
É Professor e coreografo , toca violão base, canta e compõe músicas.
Como personalidade Nacional alheia ao Movimento, a Comissão do Mérito Tradicionalista indicou para agraciamento com a medalha João Cezimbra Jacques, o Bispo da Diocese de Jatai -Go, DOM NÉLIO DOMINGO ZORTEA, neste momento, representado pela Irmã Rita.
Dom Nélio é Natural de Iraí, o oriundo da diocese de Frederico Westphalen – RS. É participante ativo no CTG Querência Goiana, realizando todas as Missas Crioulas e sempre presente em eventos do CTG.
Como instituição apoiadora do MTG-PC, a Comissão do Mérito Tradicionalista indicou para agraciamento com a medalha João Cezimbra Jaques, a instituição PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAI, representado pelo Sr Vinicius Cecilio Luz Prefeito Municipal e comissão.
Com valiosas contribuições e relevantes serviços ao CTG Querência Goiana ao longo dos anos, atendendo sempre às necessidades da entidade em questão, no tocante à infraestrutura, segurança e doações à Cultura Gaúcha.
Troféu Entidade Destaque
O troféu Entidade Destaque é um troféu rotativo entregue anualmente à entidade que mais pontuou no ano corrente, considerando a realização e participação das entidades filiadas em eventos artístico, esportivos, campeiros e culturais do MTG-PC. Neste ano de 2019, o troféu Entidade Destaque vai para o CTG Sinuelo da Saudade, PAD-DF.