Parabéns MTG - PC pelo seu 29° aniversario.
A integração do Movimento Tradicionalista Gaúcho no Planalto teve como marco inicial a reunião realizada na sede do CTG Nova Querência em Buritis-MG, aos trinta dias do mês de novembro do ano de mil novecentos e noventa e um, quando atendendo ao chasque abaixo transcrito compareceram integrantes das Patronagens de CTG s da região. CHASQUE AMIGO
"Ser tradicionalista no Rio Grande do Sul já é uma tarefa árdua, levar a tradição do Gaúcho para outras querências é ainda mais. Mas sentimos que esta missão é minha, tua, nossa. E revestidos pelo espírito de coragem e gosto pelas coisas puras que aprendemos, sentimo-nos na obrigação de continuar este trabalho. Todos nós somos sabedores do número expressivo de Rio Grandenses que habitam este chão do Planalto Central, sendo todos nós filhos da mesma querência não devemos deixar extinguir o espírito gaúcho, nós que herdamos as mesmas lições, indagamo-nos porque não encurtamos o tempo e o espaço de uma união mais fraterna e mais amiga para vivermos o verdadeiro sentimento de co-irmãos. Preocupados com os problemas que enfrentamos de ordem local e regional, a distância que nos separa dos demais CTGs e do Rio Grande, acreditando que nossos problemas são semelhantes, propomos uma conversa amiga com troca de idéias e experiência entre as patronagens e os grupos de danças, num intercâmbio cultural visando uma maior integração e evolução do Movimento Tradicionalista Gaúcho desta Região. Posteiro das Falas (assina: Getúlio Jary Taborda) Posteiro da Invernada Artística (assina: Mauro Roberto Contri)."
O convite foi entregue em mãos pelo Sr. Mauro Roberto Contri ao Sr. Jorge Antonini, Capataz do CTG Querência Formosa, Formosa/GO; ao Sr. Ademar Cenci do CTG Sinuelo da Saudade, PAD-DF; ao Sr. Antônio Amaro da Silveira, Patrão Estância Gaúcha do Planalto, Brasília /DF e ao Sr. Wolmar Pires de Freitas, Patrão do CTN Jayme Caetano Braun, Brasília/DF. Compareceram ao encontro o CTG Querência Formosa com seu grupo de danças adulto, a Estância Gaúcha do Planalto com seu grupo de dança mirim e os CTGs convidados fizeram apresentação durante o fandango com o conjunto Barbicacho, de Formosa/GO, onde também ocorreu a primeira dança de integração entre as invernadas artísticas, dança esta que marcaria presença em todos os encontros de invernadas realizados posteriormente.
O passo inicial foi a criação da Coordenadoria de Integração do Planalto Central, que aconteceu no 1º. ENCONTRO DE PATRÕES E INVERNADAS ARTÍSTICAS, em 30 de novembro de 1991, no CTG Nova Querência, Buritis/MG.